• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Dietas da Moda: Funcionam?


Quase que diariamente novas dietas são divulgadas em revista, sites ou em programas de televisão. Elas prometem o emagrecimento rápido e sem sacrifícios. Praticamente um milagre. Algumas dessas dietas foram analisadas e os dados encontrados são muito preocupantes.

Observando-se a recomendação calórica e de nutrientes, a maior parte das dietas estudadas apresentavam quantidade de calorias muito abaixo do mínimo recomendado. E se você acredita que este fato é algo positivo, está cometendo um dos maiores erros de quem busca o emagrecimento.

Ao contrário do que muitos pensam e dizem por aí, as dietas muito restritivas não são eficientes para a perda de peso a longo prazo e podem causar uma série de carências nutricionais. Estudos indicam que cerca de 80% das pessoas que as praticam recuperam o peso perdido após um mês da dieta. Vale a pena? É claro que não.

Mas nem só de calorias se faz uma dieta. Os macronutrientes, mais conhecidos como carboidratos, proteínas e lipídeos, também são agentes importantes e devem integrar a dieta cada um em sua proporção ideal. Eles exercem funções importantes, e muitas vezes insubstituíveis. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo, principalmente para o cérebro, e sua ingestão insuficiente pode causar danos ao sistema nervoso central e a outras funções. As proteínas, raramente excluídas, são indispensáveis para a manutenção dos músculos e outros tecidos, o excesso e a escolha errada dos alimentos fonte desse nutriente podem causar aterosclerose, câncer, doenças renais e osteoporose - mas isso é assunto para outro dia. E os lipídeos desempenham um papel importante na absorção de algumas vitaminas e na produção de hormônios essenciais.

Gostaria de abrir um parenteses e incluir a importância das fibras na dieta, elas estão associadas à redução de risco cardiovascular, câncer, entre outras doenças, por isso são indispensáveis nas dietas para redução de peso. Sem falar, que elas aumentam a sensação de saciedade, tem baixo valor calórico e auxiliam na redução do consumo alimentar.

Em geral, o insucesso das dietas divulgadas pela mídia está associado ao fato de elas não terem por objetivo mudança de hábitos alimentares e não estimularem a prática de atividade física, o que, a longo prazo, pode comprometer a saúde em muitos aspectos.

Mas e agora, o que eu faço?

O segredo do sucesso é uma alimentação saudável, variada e completa.

Alimentando-se da forma correta, ou seja, preferindo alimentos naturais e frescos e evitando os industrializados e fast foods, você melhora sua saúde, previne e controla uma série de doenças.

O nutricionista é o profissional capacitado para te auxiliar nessa jornada, ele te dará orientações simples e práticas para o alcance e manutenção da perda de peso.

Procure o nutricionista mais próximo de você.

#emagrecimento

11 visualizações
Salada saudável

VT MAGAZINE

CONTATO

Sugestões, dúvidas, consultas? 

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

NEWSLETTER

Receba nossas newsletters com novidades, receitas e muito mais.