• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Vitamina C - O que ninguém te conta!


Que a vitamina C previne e melhora gripes e resfriados todo mundo sabe. O que ninguém te conta, é que isso ocorre porque esta vitamina tem ação sobre o sistema imunológico, fortalecendo as defesas do organismo.

Mas nem só de gripes e resfriados, se faz a fama da vitamina C. Ela também é responsável por proporcionar resistência aos ossos, melhora na absorção do ferro, previnir derrames, evitar problemas de visão e evitar o envelhecimento precoce da pele.

Alguns estudos indicam que a vitamina C, também conhecida como Ácido Ascórbico, pode diminuir o estresse, melhorar o humor e contribuir para o aumento da utilização de gordura como forma de energia para o organismo.

Sim, é exatamente isso, essa danadinha pode te auxiliar no processo de emagrecimento. A vitamina C é importante para a produção de carnitina, substância responsável pelo transporte de gorduras para serem metabolizadas e transformadas em energia.

Na quantidade necessária a vitamina C pode fazer maravilhas em nosso organismo, já a carência dela pode levar a complicações sérias devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. Sintomas clássicos são as gripes e os resfriados frequentes. Em casos mais severos pode-se desenvolver o escorbuto, que é uma doença que provoca problemas nas articulações, inchaço, inflamações nas gengivas, perdas dos dentes, hemorragias e feridas que não cicatrizam. E apesar de ser assustador, não posso deixar de dizer, que esta deficiência pode levar a morte.

Nada é tão ruim quanto parece, a vitamina C está mais presente na nossa alimentação do que imaginamos. Vegetais e frutas são suas melhores fontes, dentre eles podemos destacar, o pimentão, o brócolis, a couve de Bruxelas, o camu-camu, a acerola, a goiaba, o kiwi, o morango, a laranja, o goji berry, o cranberry e o caju.

Dica! A vitamina C é um nutriente que oxida e se perde com facilidade quando entra em contato com o ar. Por isso, prefira consumir estes alimentos crus e frescos. Caso deseje cortá-los, faça isto na hora do consumo. Já se a ideia for servir cozido, a melhor técnica é o vapor, que minimiza a perda do nutriente.

#dicasdenutrição

5 visualizações
Salada saudável

VT MAGAZINE

CONTATO

Sugestões, dúvidas, consultas? 

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

NEWSLETTER

Receba nossas newsletters com novidades, receitas e muito mais.