• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Como Descongelar os Alimentos Corretamente - Um Guia Prático


Congelar alimentos e até mesmo refeições prontas é um hábito presente na rotina de muitos lares. E saber a maneira correta de descongelá-los é primordial para garantir a qualidade e segurança dos mesmos.

No post anterior, eu falei sobre a técnica correta para congelar alimentos. Mas, de nada adiantaria todo o empenho para realizar a tarefa corretamente se falhássemos na próxima etapa. Por isso, cá estou para explicar a forma correta de descongelar alimentos para que eles se mantenham saudáveis, com o mesmo sabor, textura e nutrientes que faziam parte deles antes do congelamento.

Pode parecer bobagem, mas é muito sério. O descongelamento incorreto por ser a causa de contaminações alimentares. E ninguém quer correr esse risco, não é mesmo?

Para começar, jamais. Sim, eu disse JAMAIS descongele alimentos em temperatura ambiente. Sabe aquele velho costume de retirar o alimento do freezer e deixá-lo sobre a pia para descongelar? Esqueça. O descongelamento em temperatura ambiente favorece o crescimento de bactérias no alimento e isso pode se tornar um grande perigo para a saúde de sua família. E sei que não quer colocá-los em risco, por isso, de hoje em diante quando necessitar descongelar algum alimento retire-o do freezer com um dia de antecedência e coloque-o na geladeira. Com certeza ele estará completamente descongelado quando for usá-lo no dia seguinte (ou seja, após 24 horas).

Não coloque o alimento sob água corrente na tentativa de acelerar o processo, essa prática remove nutrientes essenciais do alimento, além de provocar danos e comprometer o seu sabor. Se for necessário fazer o descongelamento rápido, utilize o forno microondas. Vegetais e pratos prontos podem ser levados diretamente ao fogo brando ou forno pré-aquecido.

As frutas congeladas quando forem usadas para sucos e/ou vitaminas não precisam de descongelamento.

Importante!!!

Depois de descongelados, os alimentos não podem voltar para o freezer. A não ser alimentos que foram congelados ainda crus e que se integraram em uma receita que foi levada ao fogo ou forno. Por, isso descongele somente a porção que será consumida.

Fácil, não é mesmo?

#dicasdenutrição

8 visualizações
Salada saudável

VT MAGAZINE

CONTATO

Sugestões, dúvidas, consultas? 

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

NEWSLETTER

Receba nossas newsletters com novidades, receitas e muito mais.