• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Mexa-se! - Entrevista com Serginho dos Santos


Educador Físico, Pós Graduando em Treinamento Esportivo; Treinador e Maratonista, Serginho dos Santos mostra nessa entrevista exclusiva ao Blog a importância da prática de exercícios físicos e dá dicas para quem pretende aderir a essa prática.

Quanto tempo de exercício por dia é necessário para compensar a falta de movimento?

A Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos de atividade física por semana, ou seja, 30 minutos diários de segunda à sexta-feira é o necessário para manter o corpo ativo.

Qual tipo de exercício é recomendado?

Os mais indicados são os exercícios medidos por tempo, como andar, pedalar, correr ou nadar. Eles são considerados exercícios aeróbicos, pois trabalham todo o sistema cardiorrespiratório (coração e pulmão), além de trabalhar o sistema locomotor (ossos e músculos).

Quanto tempo leva para o corpo se adaptar ao exercício?

Cada exercício causa uma adaptação diferente em nosso corpo. Alguns exemplos das adaptações que podem ocorrer com a prática de uma atividade física são o aumento do volume pulmonar (a quantidade de oxigênio ingerido a cada inspiração aumenta) e a diminuição da freqüência cardíaca (maior volume de sangue bombeado para o corpo com menor quantidade de batimentos).

Qual é o seu conselho para as pessoas que não sabem por onde começar?

De fato não é fácil iniciar um programa de atividade física, mas algumas mudanças simples no cotidiano podem ser um bom começo, tais como:

  • Alongue-se logo pela manhã.

  • Deixe o controle remoto da TV próximo a ela, desta forma toda vez que for utilizá-lo será necessário levantar e se mexer um pouco.

  • Troque o elevador pelas escadas.

  • Desça um ponto antes do normal, quando estiver utilizando transporte público, assim será obrigado a andar mais.

  • Tenha como lazer alguma atividade física que possa ser praticada ao lado de pessoas queridas, como caminhar em parques ou andar de bicicleta. Quando estamos ao lado de pessoas queridas qualquer atividade se torna mais prazerosa.

Serginho nos contou um pouco sobre a equipe SERGINHO CORRIDA DE RUA da qual é idealizador e treinador.

Os treinos são realizados duas vezes durante a semana, e aos finais de semana ocorrem os mais longos - com percursos de maior distância – sempre respeitando a planilha de treino de cada atleta.

Os treinos são voltados para pessoas que já praticam corrida e procuram melhorar o seu condicionamento. E, para incentivar pessoas que ainda não conseguem correr a praticar esta modalidade que é tão prazerosa.

A grande motivação dos alunos que praticam a corrida de rua é a auto-superação, pois ao participar de eventos de corrida de rua cada atleta não esta competindo contra o outro e sim contra ele mesmo, contra o relógio. A cada prova a vontade de melhorar o tempo naquela determinada distância é o principal combustível que os motiva a continuar treinando.

Para esse ano ainda temos dois grandes objetivos, o primeiro é a Meia Maratona Frei Galvão que acontecerá em Guartinguetá-SP, no dia 25 de Outubro. É uma prova de 21km de distância que fará parte do Circuito OSCAR de Corrida de Rua. E o outro é a tradicional São Silvestre que acontece no dia 31 de dezembro nas ruas da capital paulista.

Ficou animado? Quer saber como participar? Clique aqui para acessar ao blog da equipe e ficar por dentro das novidades do mundo dos esportes.

#nutriçãoesportiva #nutriçãoestética #emagrecimento

14 visualizações
Salada saudável

VT MAGAZINE

CONTATO

Sugestões, dúvidas, consultas? 

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

NEWSLETTER

Receba nossas newsletters com novidades, receitas e muito mais.