Vitaminas B3, B5 e B6 - Funções e fontes
Assim como as vitaminas B1 e B2 - já citadas no blog - as vitaminas B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico) e B6 (piridoxina) também pertencem ao grupo de vitaminas que formam o complexo B e exercem funções similares no organismo.
Que funções são essas?
As principais são o auxilio ao organismo na utilização dos carboidratos, gorduras e proteínas, e a atuação na formação da bainha de mielina que fica ao redor das fibras nervosas presentes nos neurônios e acelera a transmissão de impulsos nervosos.
Além dessas, podemos citar também o auxílio na produção de hormônios e glóbulos vermelhos.
Não podemos esquecer da maravilhosa ação antioxidante, que atua no combate de radicais livres que são participantes importantes no processo de envelhecimento.
A falta desses nutrientes podem causar insônia, cansaço, formigamento nas mãos e pés, queda de cabelo, dores musculares, anemia, retardo de crescimento, envelhecimento precoce, artrite, alergias, irritabilidade, manchas na pele, depressão, entre outros sintomas.
O excesso dessas vitaminas também podem causar problemas ao organismo, por isso não ingira suplementos desses nutrientes sem orientação.
As principais fontes dessas vitaminas são os ovos, leite, carnes, leguminosas (ervilhas e feijão), cogumelos, peixes (atum, salmão, truta e arenque), nozes, castanha do pará, amendoins, avelãs, semente de girassol, gérmen de trigo, levedo de cerveja, milho e cereais integrais, frutas secas, tomate, cenoura, couve-flor, banana, melão e uvas passas.