Horta em casa - O Vaso Cerâmico
No post anterior tratamos sobre a Horta Orgânica na Jardineira e vamos dar continuidade no assunto falando sobre o plantio em vaso. E você verá que criar sua horta orgânica em vaso cerâmico também é muito simples.
Será necessário:
- Vaso cerâmico (30 cm de altura)
- Pá
- Manta de drenagem ou areia lavada
- Terra orgânica
- Argila expandida
- Pedra brita
- Mudas orgânicas
Comece distribuindo pedras no fundo do vaso de tal modo que o furo central permita a passagem da água. A segunda camada receberá uma camada fina de argila expandida, para garantir a drenagem da água. Na terceira camada utilize a manta de drenagem ou areia (uma camada fina o suficiente para cobrir a argila) que irá assegurar que a água escoe e os nutrientes fiquem armazenados na terra. Distribua então a terra, preenchendo cerca de 2/3 do vaso, sem compactar demais. Remova o torrão do plástico e enterre-o. Complete com terra. Por último, iremos regar nossa jardineira até que a água comece a sair pelos furos.
Atenção! Se você compactar muito a terra é provável que ocorra um encharcamento, que pode resultar na perda da horta. Assim, você consegue umidade na medida certa.
Nos vasos o ideal é não misturar as espécies de hortaliças. É ideal para plantas com raízes maiores.
Durante os dois primeiros dias seu vaso deverá ficar em um local que receba luminosidade indireta. Após este período, deixe-o sempre em local com bastante sol (no mínimo 4 horas diárias).
Para saber se é a hora de regar, faça um buraco na terra com a ponta do dedo e se estiver seca é o momento de regar.
A adubação pode ser realizada a cada 30 dias.
Para preservar a horta, a cada três meses, realize uma manutenção e faça o controle de doenças e pragas.