Salada no Pote – Na Cozinha com Vitória Tembe
Se você adora comer uma boa salada, mas não tem tempo pra isso... A Salada no Pote é a solução dos seus problemas.
A montagem é simples e se feita corretamente pode durar até cinco dias na geladeira. Você prepara no final de semana e tem salada pronta para a semana inteira.
Por isso, falta de tempo não é mais justificativa.
Acondicionar salada em potes de vidro mantém as folhas mais frescas e evita que manchem.
Porque o pote de vidro?
Os potes de plástico, em geral, possuem substancias que são transmitidas ao alimento quando armazenados neles. Já os potes de vidro não, além do que ele permite uma eficiente esterilização. Temos então um pote livre de substância tóxica e outros contaminantes.
Agora que você já esta convencido que o pote de vidro é a melhor opção, vamos ao que interessa.
Para uma salada nutritiva coloque folhas verdes, grãos, legumes e se quiser, frutas e cereais integrais. O importante é manter a variedade, por isso a salada deve ser colorida.
Primeiro Passo:
Organize um cardápio com as saladas da semana
Segundo Passo:
Escolha potes de vidro com tampas e que fiquem bem fechados para que as saladas durem o maior tempo possível.
Terceiro Passo:
Compre verduras e legumes frescos, higienize-os adequadamente e seque-os.
Quarto Passo:
Siga a ordem dos ingredientes para garantir que nenhum deles estrague ao longo da semana.
O primeiro ingrediente a ser colocado deve ser o molho da sua preferência, sim ele ficará no fundo do pote. Logo em seguida disponha legumes que suportem o contato com o tempero, tais como cenoura, beterraba, rabanete, cebola, feijões, grão-de-bico, pepino, pimentão, entre outros. Agora, coloque os tomates e se for o caso as frutas, estes devem ficar longe das folhas, pois liberam muita água. É a vez dos mais pesados, entre eles estão o brócolis, a couve-flor, os cogumelos, os brotos e o milho. Adicione os grãos e as sementes, tais como quinoa, linhaça, aveia, gergelim, semente de girassol, entre outras. Sobre tudo, coloque folhas diversas, entre elas o alface, a rúcula, o agrião, o espinafre, o repolho, a couve, a endívia, a escarola, etc.
Dicas Importantes!
- Os molhos agregam sabor, varie sempre.
- Não encha muito o pote. Deixe espaço para agitá-lo e misturar os ingredientes na hora de comer.
- Monte potes no tamanho certo da porção.
- Se optar por pular alguma das camadas, fique atento para não misturar ingredientes que estragam com facilidade. O ideal é levar o molho separado e temperar a salada na hora de comer.