• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Assado de Lentilha - Na Cozinha com Vitória Tembe


Prático e rico em proteínas, o assado de lentilhas, é uma ótima pedida para aqueles dias em que não temos muito tempo para cozinhar.

Você precisará de:

- 01 1/2 xícara de Lentilha crua - 01 Cebola média - 1/3 xícara de Farinha de linhaça - 1/4 xícara de Molho de tomate - 1/4 xícara de Pimentão cortado em cubinhos - 02 colheres de sopa de Azeite de oliva

- 03 dentes pequenos de Alho

- 01 1/2 colher de chá de Sal

- 01 1/2 colher de chá de Páprica defumada

- Pimenta do reino a gosto

Coloque as lentilhas em um recipiente grande e cubra com o dobro de água. Deixe de molho por pelo menos 8 horas. Escorra a água da demolha e lave bem os grãos em água corrente. Transfira para uma panela grande e cubra com água. Adicione 1 colher (chá) de sal e cozinhe em fogo médio até os grãos ficarem macios. Enquanto a lentilha cozinha, descasque o alho e a cebola, corte em cubinhos e reserve. Quando a lentilha estiver cozida, escorra a água com uma peneira. Transfira para um recipiente grande e adicione o molho de tomate, a farinha de linhaça, o restante do sal (1/2 colher de chá), a páprica defumada e a pimenta do reino. Misture bem até a farinha hidratar e começar a dar liga. Reserve. Preaqueça o forno a 200 °C. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar e ficar translúcida. Adicione o pimentão e o alho, refogue por mais 1 minuto, aproximadamente. Transfira o refogado para o recipiente com a lentilha e misture bem até ficar homogêneo. Unte uma fôrma de bolo inglês (23 x 10 cm) com óleo e disponha a mistura. Pressione com as costas de uma colher para ficar compacta e alise o topo. Pincele um fio de azeite e leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos, ou até formar uma casquinha dourada e crocante. Retire do forno e deixe esfriar por cerca de 15 minutos. Desenforme com cuidado, corte em fatias e sirva logo em seguida. Se preferir, sirva diretamente da fôrma em colheradas.

#nacozinha

Instagram
Facebook
Todos os direitos reservados à Vitória Tembe - 2017