top of page
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Vitamina B1 - A Tiamina


Vitamina B1, também chamada de Tiamina, auxilia o organismo a utilizar os carboidratos, gorduras e proteínas. Além disso, a Vitamina B1 atua na formação da bainha de mielina que fica ao redor das fibras nervosas presentes nos neurônios e acelera a transmissão de impulsos nervosos.

A falta desse nutriente em quantidades suficientes em nosso organismo pode causar falta de energia, diminuição da memória, fraqueza muscular e depressão.

A carência extrema leva ao desenvolvimento de beribéri, uma doença que causa neuropatia periférica, fraqueza nas pernas, formigamento nas mãos e alteração da sensibilidade da pele.

O consumo de álcool aumenta o risco do desenvolvimento da carência da vitamina B1 e como consequência demência que causa confusão mental, dificuldade de raciocínio, memória e até mesmo coma.

As carnes, leites, ovos, legumes, cereais integrais e leguminosas (feijão e grão de bico) são as principais fontes dessa vitamina. Incluí-los em sua alimentação diária garantirá o consumo adequado desse nutriente tão importante.

Instagram
Facebook
Todos os direitos reservados à Vitória Tembe - 2017
bottom of page