Vitamina B1 - A Tiamina
Vitamina B1, também chamada de Tiamina, auxilia o organismo a utilizar os carboidratos, gorduras e proteínas. Além disso, a Vitamina B1 atua na formação da bainha de mielina que fica ao redor das fibras nervosas presentes nos neurônios e acelera a transmissão de impulsos nervosos.
A falta desse nutriente em quantidades suficientes em nosso organismo pode causar falta de energia, diminuição da memória, fraqueza muscular e depressão.
A carência extrema leva ao desenvolvimento de beribéri, uma doença que causa neuropatia periférica, fraqueza nas pernas, formigamento nas mãos e alteração da sensibilidade da pele.
O consumo de álcool aumenta o risco do desenvolvimento da carência da vitamina B1 e como consequência demência que causa confusão mental, dificuldade de raciocínio, memória e até mesmo coma.
As carnes, leites, ovos, legumes, cereais integrais e leguminosas (feijão e grão de bico) são as principais fontes dessa vitamina. Incluí-los em sua alimentação diária garantirá o consumo adequado desse nutriente tão importante.