top of page
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Vitaminas B3, B5 e B6 - Funções e fontes


Assim como as vitaminas B1 e B2 - já citadas no blog - as vitaminas B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico) e B6 (piridoxina) também pertencem ao grupo de vitaminas que formam o complexo B e exercem funções similares no organismo.

Que funções são essas?

As principais são o auxilio ao organismo na utilização dos carboidratos, gorduras e proteínas, e a atuação na formação da bainha de mielina que fica ao redor das fibras nervosas presentes nos neurônios e acelera a transmissão de impulsos nervosos.

Além dessas, podemos citar também o auxílio na produção de hormônios e glóbulos vermelhos.

Não podemos esquecer da maravilhosa ação antioxidante, que atua no combate de radicais livres que são participantes importantes no processo de envelhecimento.

A falta desses nutrientes podem causar insônia, cansaço, formigamento nas mãos e pés, queda de cabelo, dores musculares, anemia, retardo de crescimento, envelhecimento precoce, artrite, alergias, irritabilidade, manchas na pele, depressão, entre outros sintomas.

O excesso dessas vitaminas também podem causar problemas ao organismo, por isso não ingira suplementos desses nutrientes sem orientação.

As principais fontes dessas vitaminas são os ovos, leite, carnes, leguminosas (ervilhas e feijão), cogumelos, peixes (atum, salmão, truta e arenque), nozes, castanha do pará, amendoins, avelãs, semente de girassol, gérmen de trigo, levedo de cerveja, milho e cereais integrais, frutas secas, tomate, cenoura, couve-flor, banana, melão e uvas passas.

Instagram
Facebook
Todos os direitos reservados à Vitória Tembe - 2017
bottom of page