• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Horta em casa - A Jardineira


Melhor do que comprar alimentos frescos é ter uma plantação deles em sua própria casa.

Ao contrário do que se acredita, não é necessário um quintal grande para ter sua horta orgânica particular. Um vaso é o suficiente para dar início. E os materiais podem ser facilmente encontrados em gardens e floriculturas.

Para não estender muito o post, vou dividir o assunto em três partes. Hoje vamos começar pela horta na jardineira.

Será necessário:

- Jardineira plástica (15 cm de altura)

- Pá

- Manta de drenagem ou areia lavada

- Terra orgânica

- Argila expandida

- Mudas orgânicas

Importante! A jardineira deve ter vários furos para promover o escoamento da água.

Para começar, cubra o fundo do vaso com uma camada fina de argila expandida. Quando os furos estiverem cobertos pelas pedras é o momento de parar de acrescentá-las. A segunda camada da jardineira irá conter a manta de drenagem ou a areia lavada. No caso de usar areia, é importante lembrar que esta camada também não poderá ser muito grossa, sendo somente suficiente para cobrir as pedras da camada inferior. A função desta camada é filtrar a água, preservando os nutrientes que irão alimentar as plantas. A última camada conterá a terra orgânica. A espessura desta camada (aproximadamente 2/3 da altura do vaso) dependerá da altura do torrão da muda. O torrão deve terminar na borda do vaso. Regularize a superfície, sem compactá-la demais. Tire o torrão do plástico e enterre-os com cuidado.

Atenção! Se você compactar muito a terra é provável que ocorra um encharcamento, que pode resultar na perda da horta. Assim, você consegue umidade na medida certa.

Conforme você for enterrando os torrões complete a jardineira com mais terra. Por último, iremos regar nossa jardineira até que a água comece a sair pelos furos.

Em jardineiras é possível cultivar uma horta mista, desde que sejam de plantas rasteiras.

Durante os dois primeiros dias sua jardineira deverá ficar em um local que receba luminosidade indireta. Após este período, deixe-a sempre em local com bastante sol (no mínimo 4 horas diárias).

Para saber se é a hora de regar, faça um buraco na terra com a ponta do dedo e se estiver seca é o momento de regar.

A adubação pode ser realizada a cada 30 dias. Para a jardineira duas colheres de sopa de adubo orgânico são suficientes.

Para preservar a horta, a cada três meses, realize uma manutenção e faça o controle de doenças e pragas.

#dicasdenutrição

Instagram
Facebook
Todos os direitos reservados à Vitória Tembe - 2017