top of page
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Horta em casa - O Vaso Cerâmico


No post anterior tratamos sobre a Horta Orgânica na Jardineira e vamos dar continuidade no assunto falando sobre o plantio em vaso. E você verá que criar sua horta orgânica em vaso cerâmico também é muito simples.

Será necessário:

- Vaso cerâmico (30 cm de altura)

- Pá

- Manta de drenagem ou areia lavada

- Terra orgânica

- Argila expandida

- Pedra brita

- Mudas orgânicas

Comece distribuindo pedras no fundo do vaso de tal modo que o furo central permita a passagem da água. A segunda camada receberá uma camada fina de argila expandida, para garantir a drenagem da água. Na terceira camada utilize a manta de drenagem ou areia (uma camada fina o suficiente para cobrir a argila) que irá assegurar que a água escoe e os nutrientes fiquem armazenados na terra. Distribua então a terra, preenchendo cerca de 2/3 do vaso, sem compactar demais. Remova o torrão do plástico e enterre-o. Complete com terra. Por último, iremos regar nossa jardineira até que a água comece a sair pelos furos.

Atenção! Se você compactar muito a terra é provável que ocorra um encharcamento, que pode resultar na perda da horta. Assim, você consegue umidade na medida certa.

Nos vasos o ideal é não misturar as espécies de hortaliças. É ideal para plantas com raízes maiores.

Durante os dois primeiros dias seu vaso deverá ficar em um local que receba luminosidade indireta. Após este período, deixe-o sempre em local com bastante sol (no mínimo 4 horas diárias).

Para saber se é a hora de regar, faça um buraco na terra com a ponta do dedo e se estiver seca é o momento de regar.

A adubação pode ser realizada a cada 30 dias.

Para preservar a horta, a cada três meses, realize uma manutenção e faça o controle de doenças e pragas.

Instagram
Facebook
Todos os direitos reservados à Vitória Tembe - 2017
bottom of page