top of page
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Corrida e Hidratação - A Chave do Sucesso


Nos últimos anos a prática de corrida, especialmente a corrida de rua, tem conquistado mais adeptos. E é muito comum que esses corredores tenham grande preocupação com a qualidade de seu treinamento, mas acabem se esquecendo de outro elemento fundamental para o seu sucesso em competições: a nutrição.

A ingestão inadequada de nutrientes, além de comprometer o rendimento, pode causar prejuízos à saúde. E a orientação nutricional é especialmente importante em eventos de longa duração, onde o desgaste físico e energético são intensos e podem definir o sucesso na competição.

Quando falamos em nutrição, logo pensamos em carboidratos, proteínas e lipídeos, mas o tema desse post é hidratação, um fator essencial para o bom funcionamento e melhor performance do nosso corpo.

A corrida é uma modalidade que trabalha com a sustentação do corpo, provocando aceleração do metabolismo, aumento da temperatura corporal e intensa perda de líquidos e eletrólitos através do suor.

A grande produção de suor associada à baixa ingestão de líquidos conduz ao estado de desidratação que prejudica o desempenho físico do corredor e pode provocar alterações cardiovasculares e no equilíbrio hidroeletrolítico, que causam desde câimbras até desmaios e convulsões.

É importante que o atleta não seja dependente da sensação de sede para iniciar o consumo de líquidos, porque este é um sinal enviado pelo corpo quando o quadro de desidratação leve já está instalado.

O ideal é que a hidratação seja realizada antes, durante e depois da prática do exercício. A recomendação da quantidade de líquidos a ser ingerida é individual, por isso procure um profissional nutricionista para orientá-lo corretamente.

Atenção! Mesmo em climas frios e úmidos, exercícios extenuantes como a corrida intensa, levam a produção de suor. Portanto, a hidratação correta é importante em todos os momentos e condições climáticas.

Instagram
Facebook
Todos os direitos reservados à Vitória Tembe - 2017
bottom of page