top of page
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Ô abre alas que eu quero passar! - 10 dicas para curtir o carnaval de forma saudável


Seja em casa, nos bloquinhos de rua, nas passarelas das avenidas, em trios elétricos ou no frevo do maracatu, todo mundo quer aproveitar e se divertir durante o feriado de carnaval. E para ter disposição para tantos dias de agito, é fundamental adotar uma alimentação saudável. Pensando nisso, preparei um guia com dicas valiosíssimas para o carnaval – assim, você poderá curtir muito mais a folia.

Beba muita água!

Não descuide da hidratação, com o calor e aumento da atividade física certamente você vai suar para valer. Com isso, além de perder água, também se vão preciosos sais minerais. Sem a reposição adequada de líquidos poderão aparecer cãibras, sonolência, cansaço, tonturas e até desmaios! Por isso, agarre sua garrafa d’água e não solte mais – alguns goles a cada meia hora serão suficientes. Também é possível repor líquidos com água de coco, sucos e chás gelados naturais.

Não se esqueça do café da manhã

Ainda que acorde tarde, a primeira refeição não perde sua importância. Inicie seu dia com pelo menos uma fruta com cereal, iogurte ou copo de leite desnatado.

Prefira alimentos que te forneçam energia

Para manter o pique, recorra à versão composta dos carboidratos, encontrada em alimentos integrais, frutas, batata-doce e tubérculos, como batata e inhame. Aposte também em proteínas, pois elas constroem, mantêm e protegem o músculo do esforço excessivo. Outro item essencial são as gorduras boas, fonte de energia e antioxidantes e que compensam o desgaste físico típico da época. Elas são facilmente encontradas em nozes, castanhas e amêndoas.

Não fique longos períodos em jejum

A alteração na rotina pode comprometer o horário das suas refeições, para não ser pego desprevenido tenha sempre a mão pequenos lanches como frutas frescas ou sucos de frutas, castanhas, biscoitos integrais e barra de cereal, palitinhos de fibras e snacks, bolachas e biscoitos integrais.

Tenha um cuidado especial com os locais onde você vai comer

Atente-se às condições de higiene do local, dos equipamentos e dos funcionários. Verifique se os alimentos estão sendo conservados adequadamente e avalie se os manipuladores estão com aparência, uniforme e mãos limpos.

Evite o consumo de alimentos extremamente perecíveis e vendidos na praia

Diga não aos frutos do mar, lanches naturais e preparações com maionese ou molhos. Esses alimentos estragam facilmente, principalmente porque na maioria das vezes não estão mantidos em temperaturas adequadas para garantir a sua qualidade. Você não quer ser pego por uma infecção intestinal e estragar sua folia, não é mesmo?

Mantenha o intestino em ordem!

Para manter o organismo limpo e a todo vapor é necessário estar com o intestino funcionando corretamente. Então, mantenha um bom consumo de fibras. Boas fontes são as frutas - principalmente pera, maçã e ameixa - vegetais crus, cereais integrais e seus farelos - como farelo de aveia, quinoa e trigo em grãos.

Se o plano é comer fora e você não vai ter muito controle sobre o que será servido, uma boa alternativa é levar consigo um pouco de sementes de chia ou linhaça que podem ser adicionadas facilmente a qualquer alimento.

Bebidas alcoólicas

O ideal é não consumir álcool, mas se você não abre mão dele, prefira bebidas com menos calorias, como saquê, gim, rum e espumante. Evite cachaça e uísque. O segredo é tomar dois copos de água a cada dose de bebida.

Para ajudar o fígado a se livrar logo do álcool, é interessante que nos dias que se seguem você reduza ou evite o consumo de carnes, principalmente as vermelhas, beba muito líquido e faça uma atividade física para ajudar na eliminação pelo suor. Coma alimentos de alta qualidade nutricional como folhas de cor verde escura, alimentos amarelos e arroxeados e cereais integrais. Boas alternativas são as brássicas, como o brócolis, a couve flor, a couve de Bruxelas e a couve. Alcachofra, cebola, chá verde, cúrcuma e gengibre também são ótimas opções.

Café da manhã contra a ressaca

Acordou com ressaca? Invista nos carboidratos! Eles fornecem energia ao fígado, ajudando a processar as toxinas e o excesso de álcool. De preferência as frutas, vegetais, pão integral e sucos. Evite a todo custo os ricos em gordura, para não sobrecarregar o fígado e causar mais desconfortos.

Salve-se do cansaço repondo as energias

Para se recuperar será necessário repor, principalmente, nutrientes. Todas as mudanças de rotina que você passará no período de carnaval exigem maior quantidade de vitaminas e minerais para manter sua imunidade, seu metabolismo e seu bem estar em dia. Alguns nutrientes-chave, como glicose (cereais e grãos integrais e tubérculos), zinco (nozes, aves, peixes e sementes), vitaminas do complexo B (ovos, aves, peixes e laticínios), fibras (frutas, verduras e legumes em geral), e glutationa (vegetais verde-escuros, abacate e chá-verde) têm o poder de revigorar o organismo, recuperando pele e músculos, dando energia e restabelecendo as defesas do sistema imunológico. Chás de gengibre, canela e hortelã também dão uma forcinha extra. Use folhas naturais e tome, ao menos, quatro xícaras por dia. E lembre-se: nunca deixe a água de lado, ela auxilia na desintoxicação, repõe o líquido eliminado pelo suor e até evita a retenção de líquidos que o álcool pode causar. Para dar descanso aos órgãos, nada de comidas gordurosas, doces e álcool. Porque além de atrapalharem todo o funcionamento do metabolismo e causarem azia, esses alimentos sobrecarregam a digestão e o fígado.


Instagram
Facebook
Todos os direitos reservados à Vitória Tembe - 2017
bottom of page