top of page
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Emagreça dormindo... - Dia Mundial do Sono


Nos últimos tempos por conta das exigências do dia-a-dia houve uma redução do tempo de dormir. O grande problema é que uma duração do sono menor que 6 horas provoca uma alteração na regulação biológica dos horários de sono e vigília e isso influencia na saciedade, no apetite, e por consequência no consumo de alimentos, que então provocam o ganho de peso e acúmulo de gordura corporal.

Isso tudo acontece porque o sono interfere na regulação de dois hormônios importantíssimos, a Leptina e a Grelina. Quando há uma redução no tempo de dormir a Leptina que é o hormônio da saciedade fica diminuída e a Grelina que é o hormônio da fome aumentada, provocando então a sensação de fome e a busca por comida.

E para contribuir ainda mais com todo esse problema, o sono inadequado provoca falta de disposição o que leva o individuo a inatividade física.

Precisamos quebrar esse ciclo.

Mas, como?

Dormir é natural e necessário, mas mudar alguns hábitos pode te ajudar a ter um sono melhor.

Livre-se das distrações. A televisão, o celular e outros equipamentos eletrônicos têm sido fieis companheiros de muitos na hora de dormir. Esse é um erro grave, o estimulo das cores e dos movimentos deixam seu cérebro alerta, portanto dispense esses aparelhos nesse momento.

Transforme seu quarto em um ambiente tranquilo e acolhedor. Ajuste a iluminação, a temperatura e se possível acabe com os ruídos.

Fuja dos estimulantes. Não tome café, chá preto, álcool ou energético próximo ao horário de dormir, eles certamente atrapalharão seu sono.

Crie uma rotina. Procure dormir sempre no mesmo horário e relaxe um tempo antes.

Durma bem e acorde descansado. O tempo ideal de sono varia de pessoa para pessoa, pode ser necessário de 6 até 10 horas. Aquela recomendação de 8 horas se refere a uma média, o ideal é que você encontre a sua medida certa.

Uma boa noite de sono auxilia no controle do apetite, aumenta a energia, melhora a atividade cerebral, fortalece o sistema imunológico, aumenta a produtividade e melhora o humor.

Dormir é ou não é tudo de bom?

Instagram
Facebook
Todos os direitos reservados à Vitória Tembe - 2017
bottom of page