top of page
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

A verdade sobre o Óleo de Coco


Com a promessa de acelerar o metabolismo, eliminar quilos em excesso e reduzir a gordura localizada, o óleo de coco está sendo utilizado regularmente e de forma indiscriminada por muitas pessoas.

É um dos alimentos mais comentados dos últimos tempos e recentemente a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) divulgaram uma nota sobre este assunto.

De maneira simples e direta foi afirmado que, ao contrário do que muitos dizem, não há comprovação científica de que o óleo de coco leve à perda de peso, e sim de que o consumo regular deste óleo provoca riscos à saúde, devido à elevada concentração de ácidos graxos saturados e pró-inflamatórios, como ácido láurico e mirístico.

Os ácidos graxos saturados, são mais conhecidos como gordura saturada, que quando consumida em grande quantidade, pode aumentar os níveis de colesterol LDL, elevando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Por isso, a SBEM e a ABESO posicionaram-se frontalmente contra a utilização do óleo de coco com a finalidade de emagrecimento e também não recomendam seu uso regular como óleo de cozinha.

A recomendação continua sendo utilizar com moderação os óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas, como o de soja, oliva, canola e linhaça.

Como sempre aconselho: Tenha muito cuidado com a origem dos conselhos que você adota como hábitos para sua vida. Somente os nutricionistas estão habilitados para orientar sua alimentação.

Leia o posicionamento da SBEM e ABESO na íntegra clicando aqui.

Instagram
Facebook
Todos os direitos reservados à Vitória Tembe - 2017
bottom of page